terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Maputo e Gaza realizam exames de Admissão ISCISA Share

"O Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) realiza, desde segunda-feira até a próxima quarta-feira, nas províncias de Maputo e Gaza, os exames de admissão àquele estabelecimento de ensino suspensos no dia 19 do corrente por suspeita de fraude. As provas de admissão realizam-se numa altura em que a Polícia de Investigação Criminal (PIC) está a interrogar o director científico, José Nunes Gilberto, e o estudante Ussene António, acusados de envolvimento na fraude. Não obstante a suspeita, os exames de admissão foram realizados nas restantes províncias do país, na data previamente estabelecida, medida que suscitou uma forte contestação por parte dos candidatos das províncias visadas, que afirmaram se tratar de uma injustiça. Os candidatos ao ISCISA apontavam a medida como injusta, alegando que os exemplares das provas de Português, Matemática e Biologia teriam sido distribuídos para as outras províncias do país via internet e através de envelopes despachados a partir do Aeroporto Internacional de Maputo. A situação que abalou o ISCISA levou a direcção daquele estabelecimento a abrir um inquérito para apurar o grau de envolvimento do director científico na fraude, ora suspenso."

in : AIM

Mais de 600 reclusos recebem formação profissional

"Mais de 600 reclusos nas prisões das províncias de Niassa e Cabo Delgado, no norte de Moçambique, vão beneficiar de formação profissional ao longo do corrente ano.

A formação profissional de reclusos enquadra-se no âmbito do projecto “Direitos humanos dos reclusos” financiado pela Embaixada da Holanda. Segundo um comunicado recebido pela redacção da AIM, o Serviço Nacional das Prisões, instituição adstrita ao Ministério da Justiça, e a Comunidade de Sant’ Egídio assinaram, no passado dia 15 de Janeiro, um plano de acção para a implementação do segundo ano do projecto “Direitos humanos dos reclusos”.
Segundo informações apuradas pela AIM, no ano passado, este projecto apoiou os estabelecimentos prisionais de Lichinga e de Cuamba, no Niassa, permitindo a formação de mais de 70 reclusos, nas áreas de carpintaria, olaria, padaria, serralharia, corte e costura e artes manuais. Este ano, para além de continuar no Niassa, o projecto será implementado em Cabo Delgado, nos estabelecimentos prisionais de Pemba e de Mieze.
Estas acções de formação profissional de reclusos visa munir estes indivíduos de conhecimentos e capacidades para quando estiverem em liberdade poderem desenvolver actividades rentáveis e não voltarem a cair no mundo do crime."

in : AIM

ISCISA volta aos exames mas com casos pendentes

"Decorrem apartir desta terca-feira até a próxima quinta-feira, nas províncias de Maputo e Gaza, os exames de admissão ao Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), depois de terem sido suspensos no passado dia 19, por suspeita de fraude.

As provas serão realizadas numa altura em que as autoridades policiais continuam a interrogar o director científico, José Nunes Gilberto, e o estudante Ussene António, acusados de serem os mentores da fraude.
A suspensão dos exames apenas em Maputo e Gaza, e a sua realização nas restantes províncias do país, suscitou, na altura, forte contestação por parte de milhares de candidatos das zonas visadas, uma vez que, segundo eles, tal constituía uma injustiça, pois os exemplares de todas as provas também foram distribuídos para as restantes capitais provinciais via Internet e através de envelopes despachados a partir do Aeroporto Internacional de Maputo.
José Nunes Gilberto, por ordens do director do ISCISA, Aurélio Zilhão, está suspenso das suas funções desde a descoberta da fraude. Ele responde em liberdade pelo facto de não se ter encontrado provas concludentes do seu envolvimento, visto que Ussene Antonio recolheu aos calabouços após ser encontrado na posse de vários enunciados dos exames.
Também inquietada com a situação, a direcção do ISCISA ordenou a abertura de um inquérito de modo a apurar o grau de envolvimento do director científico no processo de fraude. Ate aqui desconhecem-se os resultados das investigações. Depois de detido, Ussene António disse ter recebido os exemplares de José Gilberto, com a missão de colocá-los no mercado.
Confessou à Polícia tratar-se apenas de um intermediário do negócio do director, tendo sido detido na posse de exemplares dos exames das disciplinas de Português, Matemática e Biologia."

in : AIM

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Gatunos assaltam escola em Maputo

"Três indivíduos assaltaram a Escola Secundaria Quisse Mavota, na cidade de Maputo, apoderando-se de 78 mil Meticais das matriculas. Para lograrem os seus intentos, os gatunos ameaçaram o director da escola, cuja identidade não foi revelada, com objectos contundentes. Silvia Mahumane, porta-voz da Polícia no comando da cidade de Maputo, disse hoje, no briefing semanal à comunicação social, que paralelamente ao processo está detido o guarda da escola, cujo nome não foi revelado, indiciado de ter sido o colaborador directo dos assaltantes. “Tudo está sendo feito de modo a neutralizar e responsabilizá-los pelo crime protagonizado”, disse Mahumane. O balanço geral das operações policiais na cidade de Maputo nos últimos sete dias regista ainda 55 casos criminais que resultaram na detenção de 45 indivíduos."

in : AIM

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Suspenso director cientifico do ISCISA

O Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) suspendeu, terça-feira, o director científico, José Nunes Gilberto, na sequência do seu envolvimento na fraude académica que ocorreu na instituição e forçou a direcção a adiar a realização das provas de admissão nas províncias de "Maputo e Gaza, sul de Moçambique. Aurélio Zilhão, director do ISCISA, determinou a suspensão imediata de José Gilberto de todas as actividades que exercia na instituição, em consequência dos acontecimentos desabonatórios ocorridos naquele estabelecimento de ensino superior. Zilhão ordenou igualmente a abertura de um inquérito que deverá apurar o grau de envolvimento do director científico na fraude desvendada naquela escola vocacionada a formação de quadros para o sector da saúde. José Nunes Gilberto e o estudante Ussene António foram constituídos arguidos neste caso por serem até aqui os principais suspeitos de envolvimento na fraude, que forçou a direcção a suspender as provas de admissão em Maputo e Gaza, mas realizadas nas restantes províncias do país. As provas serão realizadas entre os dias 26 a 28 do mês em curso nas províncias de Maputo e Gaza, segundo a decisão tomada pela direcção do ISCISA. O estudante Ussene António, quando interrogado pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) na 7ª Esquadra da cidade de Maputo, onde se encontra encarcerado, disse que os exemplares encontrados na sua posse lhe foram entregues pelo director científico."

in : AIM

Finalistas universitários a caminho dos distritos

"Estudantes finalistas universitários moçambicanos começaram já a deslocar-se aos distritos onde durante um mês vão desenvolver trabalhos voluntários, aliando a teoria com a prática. Ao todo, são 256 estudantes que vão trabalhar nos distritos no âmbito do projecto “Férias Desenvolvendo o Distrito” e grande parte já avançou. Na quinta-feira, um grupo de 60 estudantes deixou a capital moçambicana com destino às províncias de Tete, Niassa e Cabo Delgado, para depois seguirem aos distritos onde vão trabalhar. De acordo com o Coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), Henrique Cau, o último grupo parte aos distritos no próximo sábado. “Os últimos estudantes vêm de todas as províncias e vão trabalhar nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane”, referiu. A iniciativa Férias Desenvolvendo o Distrito iniciou em 2005, tendo já abrangido 117 distritos do país, 489 estudantes finalistas e recém-graduados. A iniciativa resultou na colocação de 194 quadros nestas zonas. A mesma visa ajudar a desenvolver os distritos, considerados pelo governo moçambicano como sendo “pólos de desenvolvimento”, através da colocação de quadros qualificados. Os estudantes abrangidos nesta fase regressam no próximo dia 20 de Fevereiro."

in : AIM

Novas escolas secundárias entram em funcionamento

"Começaram, na quarta-feira, em todo país as aulas do novo ano lectivo 2010, direccionado ao ensino primário e secundário, cujas frequências totalizam mais de seis milhões de alunos de 1ª a 12ª classe. O distrito de Gilé, província de Zambézia, foi palco das cerimónias centrais de abertura, sob a orientação do ministro da Educação, Zeferino Martins.
Idênticos actos ocorreram nas demais unidades escolares existentes no país. Na província de Nampula, o incío do novo lectivo foi assinalado com a inauguração de novos estabelecimento de ensino secundária na zona da Barragem, arredores da cidade de Nampula, bem como nas sedes dos postos administrativos de Namige, Imala e Larde, nos distritos de Mogincual, Muecate e Moma.
Trata-se de escolas construidas no âmbito do Programa de Construção Acelerada de Infra-Estruturas Escolares em implementação desde o ano de 2005."

in : Wamphula Fax

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ISCISA suspende exames de admissão em Maputo e Gaza

"O Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) decidiu suspender nas províncias de Maputo e Gaza, sul do país, a realização de exames de admissão àquele estabelecimento de ensino que deviam, em princípio, ter arrancado terça-feira em todo o território moçambicano. A decisão resulta do facto de a direcção da instituição vocacionada a formação de quadros para o sector da saúde ter constatado, através da imprensa, que alguns textos dos exames de admissão para os vários cursos ali ministrados teriam sido extraviados e vendidos. Aurélio Zilhão, director do ISCISA, disse ao matutino ‘Noticias’ que a direcção daquele estabelecimento de ensino decidiu suspender as provas de admissão nas províncias de Maputo e Gaza, mas a realização mantém-se para as restantes províncias do país. As províncias visadas pela medida só poderão realizar as provas de admissão depois de a direcção esclarecer devidamente a situação. Entretanto, a decisão de realizar as provas nas restantes províncias do país está a provocar uma forte onda de contestações por parte de milhares de candidatos de Maputo e Gaza, que afirmam estarem a ser injustiçados. Os candidatos afirmam que os milhares de exemplares dos exames de admissão foram igualmente distribuídos para estes pontos do país via “e-mail” e através de envelopes despachados a partir do Aeroporto Internacional de Maputo. Os candidatos disseram, por outro lado, que tudo levava a crer que alguns candidatos dos restantes províncias do país estavam a realizar as provas que tiveram acesso prévio ao conteúdo. A Polícia de Investigação Criminal (PIC) tem sob sua alçada os dois indivíduos até agora suspeitos de serem os promotores desta fraude académica. Trata-se de José Nunes Gilberto, director científico, acusado pelo estudante Ussene António sob custódia policial na 7ª Esquadra, na cidade de Maputo. Ussene António, até aqui o único detido no processo, após ter sido encontrado na posse de exemplares dos exames das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, disse a Polícia ser um intermediário no “negócio do director” científico."

in : Wamphula Fax

Ministro da Educação aposta em três pilares

"O ministro da Educação, Zeferino de Alexandre Martins, disse que o seu ministério vai priorizar a implementação de três pilares de desenvolvimento, que consistirão na expansão de rede escolar a todas as crianças moçambicanas para que tenham acesso à educação, no incremento da qualidade do ensino e aprendizagem e na elevação da capacidade institucional. Falando à comunicação social no termo da sua sua visita de um dia a Nampula, Zeferino Martins revelou, igualmente, que o sector de educação vai privilegiar as escolas técnicoprofissionais por forma a prosseguirem na implementação das suas actividades preconizadas no Programa Integral da Reforma da Educação Profissional (PIREP). Segundo o titular da pasta de Educação, o desmembramento entre os ministérios de Educação e de Cultura insere-se numa estratégica do governo que, além de conferir a necessária especialização, tem em vista permitir uma maior concentração dos recursos disponíveis para os objectivos específicos de cada sector. O reforço da capitalização do ensino técnico-profissional e da alfabetização de adultos é uma das opostas prioritárias no nosso mandato. Sublinhou Zeferino Martins, observando que a formação institucional bem como de recursos humanos integram a agenda da sua governação, visando facilitar a implementação do sistema nacional de educação."

In : Wamphula Fax

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HA ESQUEMAS DE FRAUDE e CORRUPCAO NA UEM ENTRE PROFESSORES

"REDE DE CORRUPCAO NA UEM

Nesta sexta feira que passou estava a realizar-se o exame de Portugues 1 na sala CP 2502, juri 1 e 2 em Maputo..no campus da UEM.
O exame foi controlado por 4 pessoas: dois homens (um senhor e um jovem), duas mulheres (uma quase jovem e uma senhora). A professora quase jovem, estava vestida com saia comprida castanha com desenhos e blusa castanha, cabelo curto e arranjado, era negra e alta.
Essa mesma professora durante a realizacao do exame estava a resolver 3 exames de alunos que nao estavam presentes na sala de exame.

O meu maior espanto foi quando os colegas dela passavam por ela, conversavam com ela e nem se importavam com a accao dela. O pior foi na hora da recolha dos exames, como a recolha tinha que ser feita segundo como constava o alineamento e sequencia das listas, a senhora que estava a fazer a xamada (que estava vestida de africano e era um pouco clara e baixinha) ela fazia as xamadas e nos iamos entregar os exames, quando xamou um dos nomes so que esse aluno nao estava presente, a professora que estava a resolver os tais exames respondeu "esta aqui o exame" entregando-a ja resolvido, e foi assim com os restantes outros dois exames que ela resolvera...eu notei que os tais 3 exames estavam com a mesma calegrafia, escrita com caneta azul e os nomes com letras maiusculas e letras de imprensa se a memoria nao me falha, dois dos exames eram de duas estudantes com o nome de Ana qualquer coisa o terceiro exame ja nao me lembro se era tambem de uma Ana ou outro...mas todos eram do juri 1.

A senhora misturou esses exames resolvidos com os nossos!!



Eu so nao protestei pois notei que os outros professores da sala estavam no esquema, como nao queria ser prejudicada fiquei no meu canto!!
Quando sai vi que nem os supervisores encontravam-se la fora senao os teria denunciado e pedia sigilo.

Os nossos colegas na saida estavam a comentar o sucedido, afinal nao fui a unica que reparou no tal sucedido!


Dizem que reforcaram a vigilancia pra que os alunos nao cometam fraudes, mas entao e os professores??
Como estao a controlar os casos de corrupcao entre eles?

Isso nao e' de hoje, fiquei espantada quando o meu irmao comentou que a colega dele disse-o que tinha um esquema pra entrar na UEM, mas que tinha antes que pagar 25.000,00 MTN para entrar na faculdade...e que o valor foi exigido e estipulado por um professor da UEM.



AFINAL EXISTE MESMO UMA REDE DE CORRUPCAO ENTRE PROFESSORES NA UEM!!

Nos que nos matamos a estudar para conseguir uma vaga e veem esses professores fazerem o negocio deles sujo, ilicito e corrupto por dinheiro e que no final serao aprovados alunos burros!!



Meu Deus que injustica.

Anónimo"

in : fórum d@verdade

domingo, 17 de janeiro de 2010

ADIADA ABERTURA DO ANO LECTIVO

"O Ministério da Educação decidiu adiar para a próxima quarta-feira, dia 20 de Janeiro de 2010, o inicio do ano lectivo escolar, inicialmente marcado para segunda-feira em todo o país. O adiamento surge pelo facto de se ter constatado que algumas escolas continuavam a receber solicitações para matrículas. Assim, os dias 18 e 19 de Janeiro de 2010, estão reservados para o encerramento dos processos de matrículas e para a preparação e afixação das listas e horários das turmas. As cerimónias centrais de abertura do ano lectivo vão ter lugar no distrito do Gilé, província da Zambézia."

in : Wamphula Fax

Anulado exame de Matemática

"A Reitoria da Universidade Pedagógica, decidiu anular o exame da cadeira de matemática, submetido aos candidatos a ingresso naquela instituição de ensino superior, para o curso de gestão e contabilidade, em Nampula. Esta decisão é decorrente da fraude académica detectada quando da realização da referida prova na quarta-feira da semana passada. Fonte da Universidade Pedagógica, em Maputo, referiu que o Conselho Pedagógico, daquela instituição, marcou já para segunda-feira próxima, a realização de uma outra prova da disciplina aos candidatos ao curso de gestão e contabilidade, que será ministrado pela primeira vez, a partir do ano lectivo prestes a arrancar. Em relação a outras provas realizadas por aquela universidade, em Nampula, a fonte disse não haver indícios de fraude que possam precipitar a tomada de decisão visando a sua anulação. Os exames de geografia, biologia e historia sobretudo, foram alvos de especulações de ter havido fraude, porquanto alguns concorrentes, que realizavam as provas em alusão, receberam respostas por via de telemóveis, não obstante o apelo para que aqueles aparelhos fossem desligados no decurso da avaliação. Alias, alem dos 28 pessoas detidas em conexão com a fraude do exame de matemática, outras cinco pessoas foram presas, no dia da realização do exame de biologia e história, as quais teriam recebido respostas certas de perguntas constantes da prova por via de telemóveis. Recorde-se que 25 dos cidadãos envolvidos com a fraude da prova de matemática foram já postos em liberdade, estando detidas três pessoas cuja pista poderá levar a descoberta os mentores da acção criminosa."

in : Wamphula Fax