quinta-feira, 24 de junho de 2010

ISAP gradua 265 funcionários e agentes do estado

"O Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) graduou na quarta-feira um total de 265 finalistas de diversos níveis ministrados por esta instituição moçambicana vocacionada a formar funcionários e agentes da Função Pública. Trata-se de 193 finalistas com o nível de Profissional Superior em Administração Pública, 35 de Pós-graduação, 30 de bacharelato e sete de mestrado.

Todos eles receberam os seus certificados na quarta-feira durante a quarta cerimónia de fim de curso do ISAP desde a sua fundação, orientada pelo Ministro do Interior, José Pacheco, em representação do Primeiro-Ministro, Aires Ali. Falando durante a cerimónia de entrega de certificados, José Pacheco disse que a formação de funcionários e agentes do Estado em Administração Pública se enquadra na busca de soluções para a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. O Governo entende que a questão de prestação de serviços em administração pública está directamente relacionada com os desafios de burocratismo, espírito de deixa-andar e corrupção que se pretende combater. “A formação em Administração Pública, tanto pelo ISAP como pelos institutos médios de Administração Pública e Autárquica, inserem-se nessa busca de soluções para acabar com a preocupação dos cidadãos na componente de prestação de serviços de Administração Pública”, disse o Ministro do Interior.

Pacheco disse aos graduados que a eficiência da Administração Pública joga um papel muito importante para a atracção do investimento para o país. Por seu turno, o director do ISAP, Almiro Lobo, considerou que a sua instituição tem estado a crescer desde a sua fundação. Com efeito, na primeira cerimónia de fim de curso, realizada em 2007, o ISAP contava apenas com 47 finalistas, número que subiu para 155 no ano seguinte. Ano passado, o número de finalistas continuou a subir, tendo se fixado em 186 e hoje o ISAP atribuiu certificados a 265 estudantes, incluindo os primeiros sete mestrados. “Crescemos em quantidade, expandimos as nossas actividades e melhoramos a qualidade do que fizemos como escola do Governo”, disse Lobo, sublinhando que “a aposta do ISAP é continuar a desenvolver competências. Os nossos cursos são desenhados a pensar no ‘saber fazer’ da nossa Administração Pública”.

Segundo ele, em termos globais, o ISAP já formou 679 funcionários e agentes do Estado. “Se em 2008 os nossos formandos eram provenientes de apenas 55 instituições, em 2010 este número totaliza 136 instituições públicas”. De ponto de vista de expansão, neste momento o ISAP está presente em Lichinga, Pemba e Nampula, todas cidades das províncias nortenhas de Niassa, Cabo Delgado e Nampula, bem como conta agora com um programa de ensino a distância. Este programa, que ainda se encontra na fase experimental, está agora a beneficiar um grupo de 60 funcionários do Ministério da Agricultura."

in : AIM

terça-feira, 15 de junho de 2010

UP introduz sistema electrónico

"A Universidade Pedagógica (UP) inicia no próximo ano académico o processo de ensino e aprendizagem, através do acesso à novas tecnologias de informação e comunicação, incluindo a distribuição de material didáctico, a partir de bibliotecas electrónicas. Segundo Rogério Uthui, reitor daquele estabelecimento de ensino superior, o programa enquadra-se nas reformas infra-estruturais e académicas em curso naquela que é descrita como uma das maiores instituições de ensino superior no país e que inclui a elaboração de novos estatutos e plano estratégico. De acordo, ainda, com a fonte, com a informatização e modernização de todas unidades da UP, os estudantes, docentes e todo o corpo técnico administrativo terão a oportunidade de aceder à internet ou dialogarem através de vídeo conferência, bem como ter acesso a livros, a partir dos centros de distribuição eletrónica, que, neste momento, se encontram em fase de montagem nas cidades de Maputo e Beira. Repare que o acesso à internet permite que se prescinda de bibliotecas físicas que são extremanente caras. Outra vantagem, em termos económicos, é que nós vamos dispor de toda a rede de telefonia interna sem necessitarmos da rede pública nacional. Observou Rogério Uthui. O nosso entrevistado disse que o ano ano passado, a sua instituição desembolsou cerca de 15 milhões de meticais do Orçamento Geral do Estado (OGE), dinheiro que foi usado para a aquisição de diverso material eléctrico, incluindo a montagem de antenas em todas delegações da Universidade Pedagógica. E com fundos locais, aquela universidade adquiriu cerca de 600 computadores distribuídos pelas diferentes unidades e centros de ensino aberto e à distância espalhados pelo país. Refira-se que Rogério Uthui encontra-se em Nampula, desde o último domingo, à frente de uma delegação que integra os directores dos Recursos Humanos, de Documentação e Formação, chefe do Gabinete e assessor pedagógico, com o objectivo acompanhar as actividades realizadas na delegação local, além de colher sensibilidades dos funcionários, estudantes e docentes."

in : wamphula fax

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ensino técnico-profissional sem equipamento adequado

"Zeferino Martins, disse que o país continua com um sistema de ensino técnico-profissional cada vez em contínuo declíneo devido à escassez de equipamentos para o seu normal funcionamento. Martins apontou a falta de transparência na gestão institucional e dos recursos humanos no ensino técnico como factores que têm vindo a comprometer o rítmo de expansão do ensino no país. Para inveterr o cenário, o titular da pasta da Educação revelou que decorre, desde 2006, o processo de Reforma do Sector Técnico que contempla cinco instituições considerado “pilotos” num sistema que visa a melhoraria curricular baseada em competências ligadas ao sector produtivo. De acordo com aquele governante, com a introdução destas novas áreas de produção, o sector da Educação e, de forma particular, o ensino técnico profissional, poderá conhece significativas mudanças. Zeferino Martins explicou que decorre neste momento um estudo de avaliação sectorial sobre as necessidades de cada área, além da capacitação de quadros qualificados. O titular da pasta da Educação discursava na 5ª Reunião do Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências, evento que decorre em Nampula e que tem por objectivo fazer a análise dos procedimentos e dos sistemas de comunicação. Para além de apreciar o relatório-balanço sobre exames de 2009 e as jornadas pedagógicas destinadas à melhoria da qualidade de ensino."

in :Wamphula Fax

Ministério da Educação anuncia criação de centro de pesquisa

"O Ministério da Educação defende a transformação das Escolas Técnicas Profissional em Centros de Pesquisa Aplicada por forma a contribuir na melhoria do padrão de vida dos cidadãos, sobretudo daqueles que vivem no meio rural. O que se pretende é que as Escolas de Formação Profissional não sejam apenas centros de aprendizagem, vincou o ministro da Educação, Zeferino Martins, quinta-feira, no decurso da 22ª Reunião Nacional dos Directorres de Escolas e Institutos, que decorre desde terça-feira na cidade portuária de Nacala-Porto. O titular da pasta da Educaçao disse que o governo vai continuar a apetrechar os laboratórios, oficinas e outras infraestruturas das escolas técnicas, cujas acções contemplam, também, o processo de introdução e consolidação do ensino à distância, para além da promoção do acesso e retenção da rapariga na educação e formação técnico-profissional, através de um sistema de incentivos que permita maior equilibrio do gênero nas mencionadas instituições. De acordo com aquele dirigente, a reforma em curso, também inscrita no quadro do Plano Estretégico do MINED, estabelece um novo paradigma de formação que preconiza a sua adequação à demanda do trabalho, tanto formal como informal e não com base na oferta. Zeferino Marttins disse que em 2009 e no contexto da Reforma Profissional entraram em funcionamento novos cursos, baseados em padrões de competência, em Maputo, Chimoio, Pemba, direccionados às áreas da Agricultura, Agro-processamento, Hotelaria e Turismo, Administração e Manutenção Industrial. Estamos cientes que ainda não satisfazemos as nbecessidades do actual mercado do trabalho. Por isso, torna-se necessário introduzir outras novas qualificações, tais minas, construçao civil, pescas, tecnologias de informação comunicação. Observou a fonte. O Ministro da Educação apontou alguns indicadores para o reforço dos mecanismos de financiamento das escolas técnicas, nomeadamente o Fundo Nacional de Formação, Apoio Directo das Escolas (ADE), para além do incremento do orçamento de funcionamento interno. Dirigindo-se aos cerca de 130 participantes ao encontro, que hoje termina, o titular da pasta de Educação apelou para o maior empenho na Reforma da Educação Profissional, educando para o trabalho e desenvolvendo competências para a produção por forma a trazer mais progresso para o país."

in : Wamphula Fax

terça-feira, 8 de junho de 2010

Estudantes da UCM doam bens alimentares

"Cerca de 30 crianças do Infantário Provincial de Nampula beneficiaram, no último sábado, de um apoio multiforme da Associação dos Estudantes da Universidade Católica de Moçambique, delegação de Nampula. Constituído por diversos artigos de vestuários e produtos alimentares, a oferta esteve enquadrada do mês da criança. Delmo Vilanculos, presidente da delegação da Associação dos Estudantes da Universidade Católica de Moçambique, disse, na ocasião, tratarse de uma manifestação das diversas acções de responsabilidade social daquela agremiação estudantil, que, entre outras, inclui o saneamento do meio ao nível das comunidades. Ainda no mesmo sábado, aquele grupo efectuou um trabalho relacionado com o saneamento do meio, por ocasião das celebrações do Dia Internacional do Meio Ambiente, assinalo no último Sábado. Os responsáveis do Infantário Provincial de Nampula enalteceram o apoio recebido, sublinhando a sua importância no reforço da dieta das crianças acomodadas naquele centro."

in : AIM