quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resposta á legalidade na Mussa Bin Bique

"Chegou ao fim a crise institucional na Universidade Mussa Bin Bique, em Nampula, que teve como causa desentendimentos entre as duas alas do Centro de Formação Islâmica sediado na Beira e patrono da UMBB, em torno da gestão desta instituição de ensino superior privada.

Com efeito Hamin Hassan foi reconduzido ao cargo de reitor quatro meses depois de ter sido inibido de exercer tais funções que resultaram na acumulação de dividas elevadas com salários de quatro meses aos trabalhadores, entre outras, entretanto saldadas há dias.

Momade Bay, presidente da direcção do Centro de Formação Islâmica, que fez o anúncio da recondução do reitor e que se fazia acompanhar de outros membros daquele organismo, reiterou que a ala que tomou de assalto a UMBB fazia-o com plena consciência da sua ilegalidade. Os componentes da ala que criou toda esta confusão, apesar de serem membros do CFI, fizeram-no com plena intenção de prejudicar esta instituição.

Pois eles sabem que, de acordo com o artigo 14 dos estatutos, somente à direcção compete nomear e exonerar o reitor, o que não foi desrespeitado no caso presente, esclareceu Momade Bay. A recondução de Hassane Hamin Hassane, a reitoria da Mussa Bin Bique possibilitou o pagamento dos salários aos docentes e funcionários da instituição, que haviam sido bloqueadas devido ao congelamento das contas bancárias por força de uma ordem judicial, por considerar que autoproclamada reitoria encabeçada por Casimiro Givá não tinha legitimidade de fazer qualquer movimentação bancária.

Momade Bay fez saber, ainda, que uma outra questão se levanta acerca do funcionamento à margem da reitoria da faculdade de Quelimane que lecciona os cursos de direito, gestão e contabilidade, que, no presente ano, vão graduar bacharéis, e um tal Anlaue Chea estar, em nome da instituição, a fazer cobranças cujos valores revertem a seu favor. Este senhor, em conivência com um dos trabalhadores expulsos da nossa instituição, apoderou-se de um carimbo timbrado e anda a fazer cobranças aos estudantes que, no fim do curso, irão confrontar-se com o problema da assinatura dos seus diplomas, que deve ser feita pelo reitor da UMBB que está a margem deste processo fraudulento, denunciou.

Na conferência de imprensa, Momade Bay anunciou que, dentro dos próximos três meses, vão iniciar as obras de construção do campus da Universidade Mussa Bin Bique, depois de negociações havidas com instituições financeiras e que estão avaliadas em 5.2 milhões de dólares americanos."

in : Wamphula Fax

UNILÚRIO vai instalar centro de estágio em arquitectura

"Itália e Portugal vão apoair os moçambicanos no processo de investigação sobre o novo modelo arquitectónico de reabilitação da Ilha de Moçambique, declarada Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO. O programa da Ilha contempla, ainda, a criação de um centro de estágio em Arquitectura e Planeamento Fisico para estudantes daquela universidade e de outras instituições de ensino superior.

O facto foi anunciado, esta segunda-feira, por Jorge Ferrão, reitor da Universidade Lúrio (UNILÚRIO), estabelecimento público de ensino superior detentor da iniciativa, e confirmado por Renato Masiani, professor da Universidade La Sapienza da Itália. Sedeada na capital provincial de Nampula, a mais de dois mil quilómetros de Maputo e com uma cobertura regional, a UNILÚRIO abriu, esta segunda-feira, mais uma Faculdade, a de Arquetectura e Planeamento Físico (FAPF), com 40 estudantes, cujas cadeiras serão ministradas por docentes moçambicanos, portugueses e italianos. Para Ferrão, a FAPF terá de ter um impacto directo nos programas de reabiitação da Ilha. Pretendemos, ainda, formar arquitectos competitivos e que ajudem a resolver os actuais problemas habitacionais com o país se debate.

Ajuntou, apelando aos futuros arquitectos no sentido de prestarem maior atenção na construção de unidades escolares e sanitárias para que elas sejam mais resistentes, baratas e apropriadas às condições locais. Verifcamos que muitas infra estruturas não respeitam os anseios e cultura locais. Por isso, a sua durabilidade e conservação não é das melhores. Gostariamos de propôr novos modelos e formatos que fizessem a diferença nesta fase em que os sectores de Educação e Saúde envidam esforços para a sua expansão. Disse a fonte, sublinhando que os nossos formandos precisam de ser munidos de ferramentas que lhes permitam entender que a arquitectura local e rural pode ser reconfigurada e reaproveitada. O reitor da Universidade Lúrio reconheceu a carência de arquitectos no país, tendo, a propósito, referido que Moçambique possui, actualmente, cerca de 300 arquitectos para um universo de 21 milhões de habitantes."

in : Wamphula Fax

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cadernos IESE

"O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) lançou, recentemente, a colecção «Cadernos IESE», que publica artigos de investigadores permanentes e associados do Instituto.

Dados na posse do «vt» revelam que o «Cadernos IESE Nº 1» contém o artigo « Economia Extractiva e Desafios de Industrialização em Moçambique », da autoria do investigador Carlos Nuno Castel-Branco que revisita as análises históricas e os dados oficiais da economia moçambicana, e desenvolve o conceito de "economia extractiva" como metodologia de análise do modo de acumulação capitalista em Moçambique, e os desafios de economia política que as características historicamente específicas de acumulação primitiva em Moçambique colocam para o processo de industrialização."

in : vertical

quarta-feira, 7 de julho de 2010

80 estudantes vão ao Brasil

"Pelo menos 80 estudantes moçambicanos de 11 instituições de ensino superior partem esta quinta-feira ao Brasil, onde vão participar em estágios de investigação em diversas áreas científicas. Trata-se de estudantes de segundo e terceiro ano pertencentes a diversas instituições de ensino, entre públicas e privadas, que vão beneficiar de estágios oferecidos pelo Brasil, no âmbito da cooperação entre o governo daquele país e Moçambique na área da Ciência e Tecnologia.

Falando na cerimónia de despedida dos estudantes em Maputo, o Secretário Permanente (SP) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Evaristo Banquete, disse esperar que os estudantes tenham mais uma oportunidade para consolidar os seus conhecimentos. “A nossa expectativa é que tenham formação científica de qualidade com que possam contribuir para o combate a pobreza”, disse o SP, sublinhando que o comportamento e atitudes destes jovens no Brasil serão uma espécie de “Bandeira de Moçambique”.

Por sua vez, os jovens manifestaram-se prontos a assumir o desafio de ir aprender para o bem do seu país, mas também de ir trocar experiências com comunidades académicas do Brasil e regressar a casa para pôr o conhecimento adquirido em prática. O porta-voz do MCT, Rufino Gujamo, explicou, a AIM, que este é o terceiro group de estudantes moçambicanos a beneficiarem de estágios no Brasil no âmbito do programa de iniciação científica. Segundo ele, a cooperação nesta área, iniciada em 2008, já beneficiou perto de 200 estudantes, contando com os 104 que se deslocaram ao Brasil em 2008 e no ano passado."

in : AIM

terça-feira, 6 de julho de 2010

Inquérito mostra que h'a mais infectados na população escolarizada

"Os resultados preliminares do Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre HIV/SIDA (INSIDA) realizado de Junho a Outubro de 2009 indica que a taxa de prevalência do HIV no país situa-se nos 11,5% entre homens e mulheres com idades compreendidas entre 15 aos 49. Estes dados foram divulgados do passado dia 5 pelo Ministério da Saúde.

O relatório final sobre o HIV só será conhecido em Dezembro próximo. Mas dados contidos no documento preliminar mostra que a prevalência do HIV entre moçambicanos adultos de 15 aos 49 anos é de 11.5% (antes estimada em 15%), sendo a prevalência entre as mulheres superior relativamente à dos homens.
O risco de infecção pelo HIV é maior entre os residentes das áreas urbanas quando comparados com os das zonas rurais. O documento avança ainda que a prevalência do HIV por sexo e idade demonstra que, para ambos os sexos, ela aumenta com a idade, até atingir um pico que nos homens se situa entre 35 e 39 anos e nas mulheres entre os 25 e 29 anos de idade.
De modo geral, as mulheres são mais infectadas em idades mais jovens ( normalmente antes de atingirem os 20 anos de idade) relativamente aos homens (depois dos 24 anos). O estudo mostra que há mais pessoas infectadas entre a população escolarizada e que a maioria dos infectados provém de famílias com alguma estabilidade económica.
A província de Gaza mostrou a prevalência mais alta entre adultos de 15-49 anos, com 25.1% enquanto que Niassa mostrou a mais baixa, 3.7%. As províncias com índices elevados são Maputo–província, com 19.8%, Maputo-cidade com 16.8% Manica e Sofala com 15.5 e 15.3, respectivamente. Nampula, com 4.6%, Tete com 7% e Inhambane com 8.6% estão entre as menos infectadas.
Comentando sobre os resultados, o ministro da Saúde, Ivo Garrido, disse estar-se perante “uma situação em que todos os aspectos devem ser tomados em consideração na análise dos dados”. Garrido afirmou ainda que “procurar uma explicação simplista não vai levar a lado nenhum”, uma vez que é “necessário compreender os factores de risco para se saber como reverter a epidemia”.
Refira-se que o INSIDA é o primeiro inquérito nacional de base comunitária, sobre o HIV e outros aspectos relacionados, em Moçambique. O mesmo irá permitir aos decisores e gestores de programas um melhor trabalho de monitoria e avaliação das campanhas e dos programas de alívio ao HIV/SIDA,assim como conceber, implementar e avaliar novas estratégias de combate à epidemia no país.
A Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique disponibilizou, através dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC Moçambique), cerca de 2 milhões de dólares norte-americanos para apoiar o INSIDA, no âmbito do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos de Alívio ao SIDA (PEPFAR). O montante serviu para financiar a assistência técnica (através da empresa norte-americana ICF Macro e a organização não-governamental Jhpiego) e a compra de materiais laboratoriais e de recolha de sangue.
O INSIDA contou também com o apoio do Instituto Nacional de Estatística (INE), a Organização das Nações Unidas para o SIDA (ONUSIDA), o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O custo total do inquérito foi estimado em cerca de 6 milhões de dolares."

in : redacção (verdade.co.mz)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Expansão de ensino superior está a dar frutos positivos

"O desafio do governo de expandir o ensino superior através da criação de novas universidades públicas em todo o país está a dar frutos positivos, porquanto permitiu a descoberta de novas metodologias de ensino para uma melhor aprendizagem por parte dos estudantes, segundo o Primeiro Ministro, Aires Aly, ao intervir, em Nampula, no quadro das festividades que marcaram, sábado passado, o terceiro ano de fundação da Universidade Lúrio.

Segundo o Chefe do governo, o envolvimento dos estudantes com as comunidades no sentido de adquirir um melhor percepção dos seus hábitos em saúde, uma metodologia adoptada pela Universidade do Lúrio em Nampula e que mereceu já uma apreciação positiva de académicos de países desenvolvidos, designadamente dos Estados Unidos da América, tem o condão de despertar conhecimentos sobre formas de prevenção de várias doenças e a degradação do meio ambiente. Na circunstância, Aires Aly apelou às restantes universidades públicas e privadas do país no sentido de adoptarem a metodologia de ensino usada pela UniLúrio e melhorar ainda mais nos aspectos passíveis, no intuito dotar as comunidades de normas destinadas a melhorar os padrões de vida.

Referiu, ainda, que os investimentos que se estão a instalar, nos últimos tempos, no país em geral e, em particular, em Nampula, uma província em franco crescimento nos domínios social e económico, impõem a formação de quadros para dinamizar as oportunidades de desenvolvimento que se abrem, sobretudo no domínio do emprego e auto-emprego. Aires Ali frisou que o governo está a investir na construção de novas infraestruturas hospitalares, entre os quais se destaca o Hospital Geral de Nacala- Porto, uma zona económica especial que tem como uma das características principais a mobilização de pessoas de culturas diferentes e com modos desiguais de interpretar os aspectos de prevenção e tratamento de doenças e cuidados para preservação do meio ambiente.

O Primeiro Ministro observou que a realização desse trabalho deve contar com graduados das instituições do ensino superior, cuja análise dos fenómenos vai reflectir o nível da qualidade de ensino ministrado pela respectiva universidade. As oportunidades de crescimento ao nível do país estão concentradas, maioritariamente, na região norte que vai precisar de mão de obra qualificada.Por isso, aguardamos por vós, estudantes dos cursos de ciências médicas, em todas as províncias- disse o Chefe do executivo, a encerrar a sua intervenção."

in : Wamphula Fax

INEFP e IAL graduam técnicos de agro-processamento

"O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) e o Instituto Agrário de Lichinga (IAL), na província nortenha do Niassa, graduaram, no domingo, 25 técnicos do curso de Agro-processamento.

O curso que vinha decorrendo nas instalações do Centro de Emprego de Lichinga, a capital provincial do Niassa, graduou técnicos destas duas instituições que ministram diversos cursos profissionais virados para o emprego e auto-emprego em matéria de agroprocessamento. Um comunicado do Ministério do Trabalho recebido pelas AIM, da conta de que a iniciativa ganhou importância particular dada a realidade vivida naquela região, com tanta riqueza agrícola, muitas vezes não explorada em modelos técnicos e científicos para a criação do autoemprego. O curso foi financiado e orientado por especialistas do Canada e insere-se no Programa de Educação para o Emprego, levado a cabo pelo Governo moçambicano, cujos participantes tiveram igualmente a componente das técnicas de gestão em Pequenos Negócios."

in : AIM

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lançada em Maputo “maior” organização de universitários do mundo

"A capital moçambicana, Maputo, acolheu na última quarta-feira o lançamento oficial da Associação Internacional de Estudantes de Ciência Económicas (AIESEC), considerada maior organização de estudantes universitários no mundo.

Esta agremiação, que conta com 50 mil membros em 107 países, tem por objectivo estimular a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança dos seus membros com impacto positivo na sociedade. O Ministro moçambicano da Educação, Zeferino Martins, disse na ocasião que a presença da AIESEC em Moçambique traz valor acrescentado ao país.

“A experiência da AIESEC em estimular liderança nos jovens, habilidades multifuncionais, autoconhecimento, eficiência e habilidade de pensar globalmente e aplicar localmente, constitui para o país um valor acrescentado tendo em conta que o povo moçambicano elegeu a pobreza como o alvo a combater” defendeu. A associação em Moçambique tem como presidente honorário o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, que durante a cerimónia referiu que “os jovens moçambicanos devem estar preparados para uma competitividade não só a nível nacional e regional, mas também ao nível global, daí a importância das organizações internacionais como a AIESEC se implantarem no país”.

A AIESEC conta com o patrocínio do Standard Bank, Mcel, Ernst and Young, entre outras instituições empresariais. De referir que a iniciativa de expansão das actividades da AIESEC para o país teve início em meados de Outubro de 2009. A AIESEC actua em iniciativas de integração de estudantes universitários no meio corporativo, projectos envolvendo o sector não corporativo, consciencialização de jovens para temas sociais. Por outro lado, a AIESEC trabalha no desenvolvimento de programa de intercâmbios profissional, que consiste em receber jovens estrangeiros a estagiarem em organizações moçambicanas e o envio de estudantes universitários nacionais para estágios internacionais."

in : AIM

Bancos congelam conta do "Mussa Bin Bique"

"A crise institucional na Universidade Mussa Bin Bique, instalada há cerca de três meses quando se operaram mudanças na respectiva reitoria,consideradas ilegais por parte de uma das duas alas da comissão instaladora que reivindica a legitimidade na gestão daquela instituição de ensino superior está longe do seu fim. Com efeito três bancos comerciais, que têm à sua guarda valores avultados da UMBB, acabam de anunciar o congelamento das contas daquela instituição de ensino, alegadamente porque os membros da sua reitoria não têm legitimidade de fazer movimentações por força da decisão judicial que reconhece os resultados da assembleia geral do Centro de formação Islâmico, patrono daquela universidade privada, havida na Beira, província de Sofala, em 19 de Agosto do ano passado. Esse facto vem agravar os problemas sérios de índole financeira que a UMBB enfrenta nos últimos tempos sobretudo para o saneamento de despesas inadiáveis, nomeadamente com salários aos docentes e pessoal de apoio que não são pagos há três meses. A nossa reportagem apurou, ainda, que a mais recente medida do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e do Standard Bank de congelar as contas da UMBB em Nampula, está a lesar o Estado que não recebe de algum tempo a esta parte o valor de setenta mil meticais que deve ser desembolsado mensalmente para amortização do custo do equipamento disponibilizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e montado no laboratório para realização de análises para vários fins científicos, com ênfase para a agricultura. Outras informações em nosso poder referem que a empresa proprietária das instalações, onde funciona a Universidade Mussa Bin Bique em Nampula, reclama dividas relativas ao arrendamento do imóvel que não são pagas há seis meses, que soma, neste momento, 600 mil meticais. Consequentemente, de acordo com Momade Yunus, gerente da Alssud Trading,Limitada, dona do referido imóvel, contactado telefonicamente a partir da capital do país, o contrato de arrendamento rubricado entre a sua empresa e a UMBB é nulo admitindo, entretanto, que possa haver negociações no sentido da sua renovação e alteração de alguns termos. Momad Bay, presidente da direcção do Centro de Formação Islâmica, confirmou os factos supracitados, acrescentando que a situação resulta da ilegitimidade da direcção em exercício na UMBB que, segundo ele, tomou de assalto a gestão daquela instituição de ensino superior, processo que aguarda decisão das instituições da justiça, onde se encontra desde o ano passado. Casimiro Givá, reitor da Universidade Mussa Bin Bique, reconheceu que o funcionamento da sua instituição de ensino tem sido marcado por dificuldades nos últimos três meses decorrente da insuficiência de fundos para custear despesas inerentes. Adiantou que a UMBB possui fundos para tal, mas encontram-se congelados alegadamente por incompreensão do antigo vice-reitor, que foi demitido por pesar sobre ele acusações de desvio de fundos estimados em 63 mil dólares. Segundo Givá, a normalização do funcionamento da UMBB está dependente do recurso interposto ao Tribunal Supremo, cuja decisão acredita vir a ser favorável à ala pertencente ao CFI, que está relacionada com o processo de impugnação dos resultados da assembleia extraordinária do Centro de Formação Islâmica, realizada no dia 19 de Agosto do ano passado, onde Momad Bay foi eleito presidente da direcção do órgão instalador daquela universidade."

in : wamphula Fax

Reitor de UMBB alvo de ameaças

"O Reitor da Universidade Mussa Bin Bique (UMBB), em Nampula, diz que está a ser alvo de ameaças que atentam contra a sua integridade física, moral e psicológica. Casimiro Givá pressupõe que, no cerne das ameaças, poderá estar o atraso que se verifica no pagamento de salários dos últimos três meses, que está a gerar um clima de intolerância entre os trabalhadores.

Aliás, as mensagens anónimas contra Casimiro Givá emitidas através de telefone móvel celular por desconhecidos e que a nossa reportagem teve acesso, focalizam a questão dos salários devidos a mais de sessenta trabalhadores, entre docentes e pessoal ligado à área administrativa. Há dias, uma das trabalhadoras da UMBB teve que apelar pela solidariedade dos colegas da instituição como forma de reunir fundos necessários para suportar as despesas do funeral de um parente que perdera a vida em Nampula.

Esse facto consta de uma das várias mensagens, a que a nossa reportagem teve acesso, emitidas de um número desconhecido para o reitor da UMBB, na qual Casimiro Givá é instado a encontrar uma solução rápida para o problema da falta de fundos para o pagamento de salários sob pena de colocar a sua vida em risco. Casimiro Givá disse acreditar que as mensagens anónimas intimidatórias estejam a ser emitidas por pessoas desconhecidas ligadas a membros de uma ala que integra o Centro de Formação Islâmica, patrono daquela universidade que lecciona os cursos de gestão e contabilidade e ciências agrárias, que contestam o actual elenco que gere a UMBB. Refira-se que a UMBB está vedada de movimentar as suas contas nos bancos comerciais pelo facto daquelas instituições não reconhecerem a legitimidade do actual gestor para o efeito. Essa posição baseia-se na decisão judicial que apenas reconhece a direcção da UMBB privada de gerir aquela instituição de ensino devido a um “golpe” operado há cerca de três meses por uma das alas do CFI."

in : Wamphula Fax

Unilúrio contemplada com um lote de livros

"Em cerimónia realizada na tarde de na seguunda-feira,na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, a biblioteca desta instituição de ensino superior foi contemplada pela Livraria Editora Escolar com a oferta de diversos livros de medicina, arquitectura e biologia, além de material de fisioterapia. Ao agradecer a doação, o Reitor da Unilúrio, Jorge Ferrão, enalteceu o gesto do prestigioso empresário Francisco Paulo, accionista maioritário da Livraria Editora Escolar, observando que coloca, deste modo, na sua agenda a cidade de Nampula, onde teve oportunidade de estabelecer, simultaneamente, alguns frutuosos contactos com membros das associações de escritores e de artistas locais. Intervindo, por seu turno, a directora provincial da Educação e Cultura, Páscoa Azevedo, e depois de se deter na abordagem dos constrangimentos com que se confronta a Acção Social Escolar, vulgo caixa escolar, na disponibilização de refeições e distribuição de livros escolares gratuítos aos estudantes dependentes de famílias economicamente débeis, solicitou à Livraria Editora Escolar para que as bibliotecas da sua instituição fossem, eventualmente, contempladam com idênticas ofertas de livros didácticos. O repto foi prontamente aceite pelo accionista da Livraria Editora Escolar, Francisco Paulo,que prometeu materializar a oferta a breve prazo, sublinhando que se trata de uma componente da obrigação social da sua empresa. Com ramificações em Portugal, Brasil, Reino Unido e outros países, a Livraria Editora Escolar, encontra-se implantada há cerca de quinze anos em Moçambique. "

in : wamphula Fax

Universidade Politécnica Homenageia Graça Machel

"Uma homenagem à Graça Machel, antiga ministra da Educação e Cultura e esposa do antigo Presidente da República da África do Sul, Nelson Mandela, vai integrar o programa comemorativo do 25º aniversário da Universidade Pedagógica (UP), que ocorrre a 4 de Dezembro próximo. Segundo Rogério Uthui, reitor da UP, o programa contempla, para além de Graça Mache,l outras individualidades que se destacaram na criação e expansão daquela instituição pública de ensino superior, com destaque para Aniceto dos Muchangos, antigo reitor do então Instituto Superior Pedagógico, e Adelino Zacarias Ivala, ex-director da delegação de Nampula e actual 1º secretário do Comité provincial do partido FRELIMO. O Programa celebrativo das bodas de prata da UP inclui, ainda, outras actividades a serem desenvolvidas em todas as delegações e centros de ensino aberto e à distância espalhados em todo o país, dentre as quais se destacam conferências sobre diversos temas alusivos. No caso específico da delegação da Beira, o programa inclui a realização de uma conferência sobre Desenvolvimento Comunitário e Ambiente, enquanto a de Nampula, entre outras actividades, destaca-se o lançamento da primeira pedra do novo campus universitário, no bairro de Muahivire- Expansão."

in : Wamphula Fax