terça-feira, 12 de outubro de 2010

Universitários Moçambicanos formam-se na Rússia

Vinte e cinco estudantes moçambicanos foram admitidos nas universidades russas, tendo iniciado os seus estudos, em vários cursos, no ano académico de 2010-2011, no âmbito da cooperação entre os governos de Moçambique e da Rússia, anunciou o Instituto moçambicano de Bolsas de Estudo.

De referir que durante o período compreendido entre 1996 e 2010, o Governo da Rússia concedeu mais de 150 bolsas de estudo a cidadãos moçambicanos, para além de cursos de língua russa, alguns dos quais ministrados no Ministério moçambicano da Defesa Nacional.

Entretanto, a Embaixada da Rússia em Maputo, diz que, ultimamente, tem vindo a aumentar o número de cidadãos que optam pela formação na Rússia, apontando-se entre os graduados nas universidades russas e soviéticas o Vice-Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, Henrique Banze, o Chefe do Estado maior General do exército moçambicano, Paulino Macaringue, o Reitor do Instituto Superior das Relações Internacionais, Patrício José, e o Reitor da Universidade Pedagógica, Rogério Uthui.

De igual modo, tem havido contactos intensos entre estabelecimentos de ensino superior de Moçambique e da Rússia, que culminaram com a visita à Rússia, em 2009, do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Filipe Couto.

Durante a visita foram assinados um Acordo sobre a Cooperação Científica e Estudantil entre a UEM e a Universidade Estatal de Moscovo, e um Memorando de Entendimento entre a UEM e a Universidade Estatal da cidade de Tambov.

O Governo russo tem vindo, desde 1997, a desembolsar, anualmente, fundos que são utilizados para custear as despesas com a formação de estudantes moçambicanos em universidades russas, nos mais variados cursos de nível superior e de pós-graduação.

De acordo com a Embaixada russa em Maputo, para além de cidadãos moçambicanos, outros estudantes estrangeiros têm optado também pela formação na Rússia, devido “a uma grande diversidade de cursos oferecidos pelas universidades russas e à enorme experiência destas na área do ensino, para além do facto de os diplomas dessas universidades serem reconhecidos em todo o mundo”.

“Pode-se afirmar que a formação oferecida pelas universidades russas nas áreas de Ciências Naturais e Engenharia é das melhores do mundo. Rússia ocupa um dos lugares cimeiros quanto ao nível de formação de matemáticos, físicos, químicos, geólogos, médicos, entre outros especialistas”, disse fonte da Embaixada russa na capital moçambicana.

Considerou que as universidades russas se mostram bastante competitivas no mercado global e os seus graduados sempre “se destacam pelas suas fortes bases teóricas e pelo conjunto de conhecimentos integrados que possuem.

Anualmente, mais de 100 mil estudantes estrangeiros escolhem formar-se na Rússia, por entenderem que uma boa base teórica é importante para o seu sucesso, tanto na carreira profissional, como na esfera social”.

Refira-se que a representação diplomática russa em Maputo está já a completar 35 anos da sua existência em Moçambique, sendo que as relações entre os dois países se têm vindo a desenvolver a um “bom ritmo”, especialmente na área de educação e formação de quadros.

No contexto dessas relações, existe o Comité de Amizade Moçambique-Rússia, que iniciou as suas actividades em 1977.

Actualmente, e no âmbito dessas actividades, estão a funcionar na Associação Moçambicana de Amizade e Solidariedade para com os Povos (AMASP), cursos de língua russa, para além dos ministrados ao nível do Ministério da Defesa Nacional.

in : AIM

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Programação de Doutoramento será lançado em Novembro

A Universidade Pedagógica (UP) vai, a partir deste ano, elevar o nível de formação de docentes para leccionaçao em instituições de ensino superior e técnico-profissional. O plano estratégico aprovado, em data recente, naquela universidade preconiza, entre outras questões, a formaçao de quadros até ao grau de doutoramento, cuja cerimónia de lançamento está agendada para o próximo mês de Novembro.

O facto foi anunciado, no último sábado, por Rogério Uthui, reitor daquela instituição pública de ensino superior, na cerimónia de graduação de 862 licenciados, de um total de 1.100 formados recentemente pela delegação de Nampula.

De acordo com Uthui, durante muito tempo aquela universidade esteve direccionada, essencialmente, à formaçao de professores para o ensino secundário do primeiro e segundo ciclos, tendo em 2008 introduzido cursos para mestrado.

Decidimos pôr fim ao programa de reforma iniciado há trés anos e que nos levou à aprovação de novos estatutos e do plano estratégico estatégico que prioriza actividades tendentes à melhoria da qualidade de ensino, da expansão do acesso ao ensino superior e da equidade do género. Referiu a fonte.

Uthui disse que a sua instituiçao pretende ombrear com as melhores universidades do país e, portanto, poder formar quadros que respondam aos vários desafios de combate à pobreza, atraves duma maior inserção no seio da comunidade.

Entendemos que, ao formarmos graduados para este país, não devemos pensar que o objectivo é de encontrar emprego no Estado. Nós introduzimos temas transversais relacionados com o empreendorismo para que os nossos técnicos criem condições de autoemprego. Observou.

O governador da província, Felismino Tocoli, presente na cerimónia, apelou aos recém graduados no sentido da sua actuação se imbuir de espirito de solidariedade, de honestidade, iniciativa criadora e empreendedora, tendo em vista a transformação das potencialides existentes nos distritos em oportunidades de geração da riqueza e do emprego para as populações.

Para Felismino Tocoli, o Plano Estratégico da Provincia lançado no passado dia 24 de Setembro último, constitui instrumento catalizador do desenvolvimento sócio-económico da provincia.

Destacou,a inda, o facto da cerimónia acontecer numa altura em que o governo acabava de divulgar publicamente um instrumento de capital importância para o desenvolvimento da província, e que requer deles um esforço conjunto e redobrado no sentido de salvaguardar a integração dos conteúdos de formação curricular , de modo a tornar possível a interaçao sistemática entre a universidade e o tecido social que a circunda.



in : Wamphula Fax

SAUA-SAUA vai ter escola secundária

Moradores da Unidade Comunal de Saua-Saua, posto administrativo municipal de Nampula, testemunharam no dia 6 de Outubro, o lançamento da primeira pedra de construção de uma nova escola secundária do primeiro cíclo, um empreendimento de vulto cujas obras estão orçadas em 4.500 milhões de meticais.


Composta por 16 salas de aula, um bloco administrativo e outros serviços auxiliares, a futura Escola Secundária de Saua-Saua, terá capacidade para mais de dois mil alunos das 8ª e 9ª classes.


Castro Namuaca, presidente do Município de Nampula que orientou a cerimónia, referiu que o projecto se insere nas promessas eleitorais de 2008, sobre o processo de expansão do número de infraestruturas de educação ao nível da cidade.


A falta de uma escola do género constitui uma das inquietações dos moradores de Saua Saua. Actualmente, cerca 1.300 alunos das 8ª e 9ª classes assistem aulas em salas anexas da Escola Primária Completa de Namicopo.


Namuaca anunciou, na ocasião, a instalação de um Centro de Saúde naquela zona residencial, bem como o alargamento do sistema de abastecimento de água, no contexto do projecto de ordenamento da cidade.

Delegação da UP gradua mais de 800 Licenciados

O Reitor da Universidade Pedagógica (UP), Rogério Uthui, e outras distintas personalidades participaram na graduação de 819 licenciados por aquela instituiçao pública de ensino superior, atraves da sua delegaçao, em Nampula.


Os licenciados estão subdivididos em sectores, sendo 186 do departamento de Línguas, 133 de Ciências Naturais e Matemática, 243 de Ciências Sociais e 257 de Ciências de Educação e Psicologia.

De acordo com Inácio Tarcisio, chefe do Departamento do Registo Académico, para além da tradicional cerimónia de apresentação de mensagens e atribuição de diplomas, serão premiados os 12 melhores estudantes, sendo um em cada curso, cujas notas variam entre 14 a 15 valores.


Refira-se que a graduação dos 819 licenciados coincide com as celebrações dos 25 anos da Universidade Pedagógica, criada por Diploma Ministerial 73/95 de 4 de Dezembro.

Para o efeito, a instituição organizou uma Gala, duarnte a qual serão homenageadas algumas personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento e florescimento da Delegação de Nampula.