quinta-feira, 22 de abril de 2010
Alunas semi-nuas embaraçam professores em Maputo
“Elas assediamnos como forma de obterem notas altas no fim de cada ano lectivo”, argumentou António Wilson, docente do Instituto Pedagógico do Umbeluzi, na vila-sede do distrito de Boane, província de Maputo, falando ao Correio da manhã à margem de um encontro denominado Jovens para Mudança e Acção (JOMA), promovido pela Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em Maputo.
“Nós, professores, é que somos as principais vítimas do assédio sexual e quando chamamos atenção aos encarregados de educação das alunas sobre a situação somos ignorados, mas quando as alunas reprovam os mesmos encarregados de educação que nos ignoraram metem queixa à direccão da escola dizendo que as suas educandas reprovaram porque recusaram ceder aos assédios sexuais dos professores”, fundamentou Wilson secundado por vários colegas seus também presentes naquele encontro terminado quarta-feira em Maputo.
Contudo, Adam Turney, coordenador do projecto JOMA, depois de reconhecer que o assédio sexual nas escolas moçambicanas é uma realidade, observou que o fenómeno ocorre “porque o professor tem um poder sobre os alunos, muitas vezes, usado para troca de favores, isto é, ele exige algo em troca da indicação de que a aluna obteve bom aproveitamento pedagógico ao longo do ano lectivo”. A mesma situação é praticada por alunas junto aos seus professores, principalmente no fim do ano lectivo, segundo igualmente Turney."
in : Correio da Manhã
segunda-feira, 19 de abril de 2010
UniLúrio acolhe estudantes Brasileiros e da América Latina
in : Wamphula Fax
quinta-feira, 15 de abril de 2010
III Torneio de Mini Basquete inicia no próximo sábado
in : Wamphula Fax
UCM gradua 281 Estudantes em diversas especialidades
"A Universidade Católica de Moçambique ,UCM, delegação de Nampula gradua no próximo sábado, 281 estudantes de diversas especialidades, sendo 219 da Faculdade de Educação e Comunicação e 62 da Faculdade de Direito. Trata-se da oitava graduação desde que aquela insituição foi criada em 1998, perfazendo um total de 1.386 profissionais formados, entre bacharéis, licenciados e mestrados nas áreas de ensino da língua inglesa, comunicação e recursos humanos, ciências da educação, de comunicação, educação de adultos, comunicação social, relações públicas, gestão educacional, entre outras áreas.Falando ao Wamphula fax, Martins dos Santos Vilanculos Laita, director da Faculdade de Educação e Comunicação (UCM) de Nampula, disse que, na cerimónia, a Faculdade de Direito irá graduar 36 licenciados e 26 bacharéis. Laita sublinhou tratar-se de mais uma “missão cumprida”, na área de formação de quadros com qualidade em diferentes áreas, nomeadamente, Direito, Direcção e Gestão Educacional, Educação de Adultos, Relações Públicas, Comunicação Estratégica, Comunicação para o Desenvolvimento, entre outras. Aquele responsável explicou, ainda, que constituem grandes desafios da sua instituição, a aquisição de livros de literatura, ampliação e ou construção de novos campos, além da introdução de cursos novos e atractivos. Podemos sublinhar que a nossa instituição cresceu duma forma gigantesca, tendo em conta que é a única universidade que se encontra representada em cerca de 70 por cento em todo o país, mercê do seu nível de cobertura no ensino presencial e à distância, exceptuando as províncias de Inhambane, Gaza, Maputoprovíncia e Maputo -cidade. Anotou. De referir que a Faculdade de Educação e Comunicação de Nampula propicia cursos de licenciatura em três anos, mestrado em 18 meses nas especialidades de antropologia aplicada ao desenvolvimento, marketing, economia e gestão, desenvolvimento comunitário, contabilidade e auditoria, entre outros."
in: Wamphula Fax
terça-feira, 6 de abril de 2010
Escola de jornalismo forma 40 profissionais por ano
in : AIM
segunda-feira, 5 de abril de 2010
UGCS gradua mais de 40 estudantes
in : AIM
Suspenso licenciamento de instituições de Ensino Superior
in : AIM