quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resposta á legalidade na Mussa Bin Bique

"Chegou ao fim a crise institucional na Universidade Mussa Bin Bique, em Nampula, que teve como causa desentendimentos entre as duas alas do Centro de Formação Islâmica sediado na Beira e patrono da UMBB, em torno da gestão desta instituição de ensino superior privada.

Com efeito Hamin Hassan foi reconduzido ao cargo de reitor quatro meses depois de ter sido inibido de exercer tais funções que resultaram na acumulação de dividas elevadas com salários de quatro meses aos trabalhadores, entre outras, entretanto saldadas há dias.

Momade Bay, presidente da direcção do Centro de Formação Islâmica, que fez o anúncio da recondução do reitor e que se fazia acompanhar de outros membros daquele organismo, reiterou que a ala que tomou de assalto a UMBB fazia-o com plena consciência da sua ilegalidade. Os componentes da ala que criou toda esta confusão, apesar de serem membros do CFI, fizeram-no com plena intenção de prejudicar esta instituição.

Pois eles sabem que, de acordo com o artigo 14 dos estatutos, somente à direcção compete nomear e exonerar o reitor, o que não foi desrespeitado no caso presente, esclareceu Momade Bay. A recondução de Hassane Hamin Hassane, a reitoria da Mussa Bin Bique possibilitou o pagamento dos salários aos docentes e funcionários da instituição, que haviam sido bloqueadas devido ao congelamento das contas bancárias por força de uma ordem judicial, por considerar que autoproclamada reitoria encabeçada por Casimiro Givá não tinha legitimidade de fazer qualquer movimentação bancária.

Momade Bay fez saber, ainda, que uma outra questão se levanta acerca do funcionamento à margem da reitoria da faculdade de Quelimane que lecciona os cursos de direito, gestão e contabilidade, que, no presente ano, vão graduar bacharéis, e um tal Anlaue Chea estar, em nome da instituição, a fazer cobranças cujos valores revertem a seu favor. Este senhor, em conivência com um dos trabalhadores expulsos da nossa instituição, apoderou-se de um carimbo timbrado e anda a fazer cobranças aos estudantes que, no fim do curso, irão confrontar-se com o problema da assinatura dos seus diplomas, que deve ser feita pelo reitor da UMBB que está a margem deste processo fraudulento, denunciou.

Na conferência de imprensa, Momade Bay anunciou que, dentro dos próximos três meses, vão iniciar as obras de construção do campus da Universidade Mussa Bin Bique, depois de negociações havidas com instituições financeiras e que estão avaliadas em 5.2 milhões de dólares americanos."

in : Wamphula Fax

Sem comentários:

Enviar um comentário