segunda-feira, 18 de abril de 2011

UEM: Preguiça na leitura, uma barreira para estudantes

Por: Francisco J. P. Chuquela

Assiste-se a uma situação de se lamentar na Universidade Eduardo Mondlane, onde maior número de estudantes com condições para adquirir as recomentações bibliográficas, em livro ou em reprodução por fotocópias, disperdiçam o material.

Observando com mais atenção, em termos de argumentação sobre temas propostos pelos professores durante as aulas, um número razoável de estudantes que dependem, exclusivamente de bibliotecas para suas leituras superam os que vão frequentemente às livrarias comprar as recomendações bibliográficas.

A conclusão que se tira da fraca compreensão das matérias, por parte dos etudantes que dispõem do material completo para exercerem a sua ‘profissão de estudante’ é que fazem pouca leitura.

Enquanto que a conclusão aque se chega da forte capacidade de argumentação nos conteúdos colocados pelos professores, por parte dos estudantes com poucas posses para aquisição do material, é que o seu empenho resulta do devido esforço que um estudante precisa para ter sucesso.

A organização do tempo pessoal e a atracção do gosto pela leitura são as recomendações que se podem dar aos estudantes que almejam o sucesso, pois a vida de estudante são pesquisas e investigações, o que não é possível sem leituras regulares.

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