A Universidade Eduardo Mondlane e a Associação Mineira Geológica Mineira de Moçambique (AGMM) organizaram, no dia 22 de Junho de 2011, uma palestra com o tema: Recursos Naturais e desenvolvimento sustentável em Moçambique, proferida pelo Professor Jeffrey Sachs, da Universidade da Columbia, EUA, e Conselheiro do Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
Na ocasião, Professor Sachs disse que Moçambique tem muitos recursos naturais que se forem bem usados poderão trazer um grande desenvolvimento para o País e caso contrário o mau aproveitamento traria muita pobreza, poluição ambiental entre outras questões negativas.
Para que Moçambique faça bom aproveitamento dos recursos naturais que possui, de acordo com o palestrante, tem de haver boa capacidade de liderança e que as decisões sobre o desenvolvimento do país devem ser feitas pelos moçambicanos, envolvendo também intelectuais.
"É uma questão política evitar possíveis erros e os governos têm de saber qual é o retorno das receitas das empresas e isto depende das despesas fiscais. As Universidades também têm um papel importante para que haja um desenvolvimento sustentável produzindo intelectuais com visão", disse Professor Sachs.
Ainda de acordo com o palestrante, Moçambique tem de encontrar um meio-termo para obter bom retorno da exploração dos recursos minerais e que deve haver boa planificação ao nível do governo, uma vez que o país precisa de grandes investimentos nas áreas de educação, saúde, saneamento, infra-estruturas básicas com financiamento público e deve se planificar e orçamentar fazendo planos plurianuais.
Num outro ponto falou da clareza dos contratos feitos entre o governo e as empresas mineiras, que não podem ser fechados. «Tem de haver benefício mútuo entre Moçambique e as empresas mineiras. O vosso País tem de ter políticas que beneficiem a população", salientou.