segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Programação de Doutoramento será lançado em Novembro

A Universidade Pedagógica (UP) vai, a partir deste ano, elevar o nível de formação de docentes para leccionaçao em instituições de ensino superior e técnico-profissional. O plano estratégico aprovado, em data recente, naquela universidade preconiza, entre outras questões, a formaçao de quadros até ao grau de doutoramento, cuja cerimónia de lançamento está agendada para o próximo mês de Novembro.

O facto foi anunciado, no último sábado, por Rogério Uthui, reitor daquela instituição pública de ensino superior, na cerimónia de graduação de 862 licenciados, de um total de 1.100 formados recentemente pela delegação de Nampula.

De acordo com Uthui, durante muito tempo aquela universidade esteve direccionada, essencialmente, à formaçao de professores para o ensino secundário do primeiro e segundo ciclos, tendo em 2008 introduzido cursos para mestrado.

Decidimos pôr fim ao programa de reforma iniciado há trés anos e que nos levou à aprovação de novos estatutos e do plano estratégico estatégico que prioriza actividades tendentes à melhoria da qualidade de ensino, da expansão do acesso ao ensino superior e da equidade do género. Referiu a fonte.

Uthui disse que a sua instituiçao pretende ombrear com as melhores universidades do país e, portanto, poder formar quadros que respondam aos vários desafios de combate à pobreza, atraves duma maior inserção no seio da comunidade.

Entendemos que, ao formarmos graduados para este país, não devemos pensar que o objectivo é de encontrar emprego no Estado. Nós introduzimos temas transversais relacionados com o empreendorismo para que os nossos técnicos criem condições de autoemprego. Observou.

O governador da província, Felismino Tocoli, presente na cerimónia, apelou aos recém graduados no sentido da sua actuação se imbuir de espirito de solidariedade, de honestidade, iniciativa criadora e empreendedora, tendo em vista a transformação das potencialides existentes nos distritos em oportunidades de geração da riqueza e do emprego para as populações.

Para Felismino Tocoli, o Plano Estratégico da Provincia lançado no passado dia 24 de Setembro último, constitui instrumento catalizador do desenvolvimento sócio-económico da provincia.

Destacou,a inda, o facto da cerimónia acontecer numa altura em que o governo acabava de divulgar publicamente um instrumento de capital importância para o desenvolvimento da província, e que requer deles um esforço conjunto e redobrado no sentido de salvaguardar a integração dos conteúdos de formação curricular , de modo a tornar possível a interaçao sistemática entre a universidade e o tecido social que a circunda.



in : Wamphula Fax

Sem comentários:

Enviar um comentário