Por: Francisco J. P. Chuquela
As redes sociais alavancaram a possibilidade de estabelecer contactos com gente remota, possibilitando a identificação de oportunidades, mas ainda não há, no nosso país, tecnologia de ponta que possa ajudar a explorar as mesmas oportunidades.
Um moçambicano pode ter acesso a redes sociais de internet e comunicar-se com o mundo, descobrir possibilidades de prestar serviços e gerir negócios no exterior sem se deslocar ou mudar de nacionalidade, mas não terá como pagar ou receber (meios monetários) a distância, isto é, via internet porque o país ainda não está contemplado nos sistemas de transação online de dinheiro.
O paypal é um dos sistemas de transações financeiras na internet no qual os moçambicanos não estão contemplados porque os bancos do país não estão ligados a isso, logo o regulamento desta companhia online não inclui Moçambique, apesar de o Paypal ser uma companhia internacional a servir centenas de países, por isso têm nos seus displays todas as bandeiras do mundo. Será que os dirigentes do nosso país não têm possibilidade de negociar a inclusão do país neste sitema?
Existem em Moçambique, como em todos os países, jovens árduos e preocupados com o sucesso. Jovens que buscam oportunidades para se safarem das garras de carrências.
A tecnologia, principalmente de comunicação, veio facilitar a identificação de oportunidades, mas ainda resta o desafio de afiá-la para ajudar a aproveitar as oportunidades que se vão identificando no dia a dia da Pérola do Índico.
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